(12) 3921-9825 contato@flaviasano.com.br

Assuntos Abordados

Saúde Mental

 

Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre as vivências internas e externas do indivíduo. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo, perder o valor do real e do precioso.

É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a em sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro (Dr. Lorusso).

 

Tratamento Medicamentoso

 

O uso de psicofármacos, a partir dos anos 50, mudou radicalmente as perspectivas que até então prevalecia no campo da psiquiatria, provocando uma ampla reformulação das concepções e práticas vigentes, de tal forma que na atualidade, conhecer os medicamentos existentes, as evidências que embasam seu uso são essenciais para um efetivo trabalho nesta área.

A decisão de utilizar ou não um psicofármaco depende antes de tudo do diagnóstico, incluindo eventuais comorbidades. O psiquiatra escolherá a droga que pesquisas bem conduzidas verificaram sua eficácia, levando em conta além do diagnóstico, o perfil dos sintomas, respostas medicamentosas anteriores, a idade, presença de sintomas físicos, e interações medicamentosas.

Uma vez escolhida a medicação, o psiquiatra fará um plano de tratamento que envolve a fase aguda, a manutenção e as medidas para prevenção de recaídas.

 

Psicoterapia

 

A psicoterapia é uma relação profissional entre um terapeuta devidamente habilitado e um cliente, que tem por base princípio e técnicas da psicologia. Tem como objetivo favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida, quer se encontre com ansiedade, depressão ou problemas interpessoais.

O psicoterapeuta poderá ajudar a pessoa a descobrir suas necessidades, a aceitar as suas emoções, mesmo aquelas que evita, em vez de se deixar dominar por elas, tornando-se autor de sua nova história.

 

Nutrição

 

A comida impacta nosso cérebro, cognição e estado emocional. Alimentação saudável é qualidade de vida. Uma dieta com a combinação certa de vitaminas, minerais, óleo e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.

O consumo de frutas e vegetais está relacionada a um alto bem estar mental e melhora dos transtornos mentais.

 

Atividade Física

 

O exercício físico atua de várias formas em benefício a saúde mental. Uma delas é o aumento do fluxo sanguíneo cerebral, e consequentemente, de oxigênio e outros substratos energéticos, proporcionando assim a melhora da função cognitiva. Outra forma de atuação diz respeito aos efeitos do estresse oxidativo sobre o sistema nervoso central, de modo que a prática dos exercícios físicos aeróbicos poderia aumentar a atividade de enzimas antioxidantes, aumentando a capacidade de defesa contra os danos provocados por espécies reativas do oxigênio. Além disso, o exercício físico, por si só, aumenta a liberação de diversos neurotransmissores, como o aumento nas concentrações de norepinefrinas e seus precursores, aumento nas concentrações de serotonina e β-endorfinas após uma sessão aguda de exercícios, favorecendo melhora do bem-estar e cognição.

 

Meditação

 

A meditação parece estar relacionada a regulação das emoções, ou seja, as pessoas conseguem entender e lidar mais eficazmente com seus sentimentos , como também tem menos vieses cognitivos , diferenciando o que realmente são ameaças de crenças e ideias equivocadas sobre a realidade. Isso ocorre devido ao “descentramento”, que é a capacidade que os praticantes treinam e cultivam na qual as emoções e pensamentos não são considerados como se fossem fatos, e sim apenas eventos mentais.

Essa prática reequilibra o sistema nervoso autônomo e ajuda a relaxar. Com isso diminui os picos de estresse que ocorrem no dia-a-dia. Pessoas que meditam há muito tempo acabam por ter uma diminuição significativa na produção de adrenalina e cortisol, hormônios do estresse, que estão diretamente ligados a quadros de ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e esgotamento profissional. Em contrapartida, têm aumento da produção de endorfina, hormônio da felicidade.

 

Lifestyle

 

Lifestyle tem como tradução “estilo de vida”. Neste contexto, consiste em escolhas para viver bem e garantir qualidade de vida. Algumas sugestões de pequenas mudanças no estilo de vida que podem proporcionar melhora do bem-estar e consequentemente da saúde mental: alimentação mais natural, prática de esportes, manter contato com a natureza, promova a sustentabilidade, faça bons amigos, escolha um hobbie.

 

 

A fé é uma importante função cerebral, que quando bem orientada e equilibrada, melhora a auto-estima, disposição,  beneficia funcionamento global do organismo, independente da religião.

A fé necessita da luz da ciência para não se tornar cega e não se tornar fanática, fundamentalista e perigosa. A ciência por outro lado precisa da fé para não cair no racionalismo e não colocar suas descobertas em malefícios da humanidade e do nosso planeta. A ciência e a fé se auxiliam mutualmente para o próprio benefício da humanidade.

O sofrimento emocional é inevitável, mas a fé pode dar sabedoria ao ser humano para lidar com essas emoções e outras na vida de todos.